ESCOLINHA DE MTB

19/10/2018

Nos dias 26 e 27 de Janeiro de 2019, ocorrerá o festival Sun Hunters Bike Land em Rio Negrinho na Fazenda Evaristo.

O evento contará com várias atividades tanto para os pais quanto para os filhos, pois essa experiência foi feita para toda a família. Uma das atividades é a escolinha de Mountain Bike, para crianças na faixa etária entre 5 a 11 anos, que estará realizando atividades voltadas para a diversão das crianças com alguns obstáculos simples em forma de circuito. Também serão ensinadas noções sobre leis de trânsito, postura e sinalização.

A ideia da escolinha de MTB surgiu durante uma copa Coyotes em outubro de 2014 na cidade de São Bento do Sul onde foi feito um pequeno circuito para crianças, apenas como forma de diversão. A atividade deu resultado, então os responsáveis pela ASBciclo na época decidiram repetir a atividade uma vez por mês. Desde então o projeto vem sendo organizado por um de seus idealizadores Herberth Sprotte , mais conhecido como Alemão, que foi campeão brasileiro de MTB cross-country e 3º em Marathon. Conversamos com Herberth sobre o projeto.

🤔O que é a escolinha de Mountain Bike?

👉É uma iniciação para as crianças no ciclismo onde proporcionamos as crianças uma forma de diversão através da bicicleta. Fazemos obstáculos e atividades lúdicas para desenvolver o interesse das crianças em andar de bicicleta. O objetivo maior é instigar o interesse no ciclismo e não focar em competições, pois a vontade de competir é algo que vem naturalmente com o tempo.
O que é ensinado para as crianças durante as aulas?
Começamos fazendo alguns alongamentos, fazemos baliza para que as crianças se sintam seguras em fazer curvas e desenvolvam o equilíbrio em cima da bike. Depois realizamos um pequeno circuito com alguns obstáculos simples para eles ganharam mais confiança pedalando e como atacar um obstáculo corretamente. Pois um grande objetivo da escolinha também é faze-los vencer seus medos. Quando eles veem que seus colegas conseguem transpor um obstáculo que talvez tenham medo, eles fazem igual. É mais fácil para eles aprenderem de forma espelho do que apenas ter alguém os incentivando sem eles verem como se faz. Então um acaba influenciando o outro. Nós frisamos muito o respeito por seus colegas e também por seus pais. Seja tanto em suas vidas cotidianas como no trânsito. Todo mês de maio nós realizamos um trabalho junto com o DETRU onde eles passam informações básicas de como se comportar no trânsito. Fazendo com que eles sejam primeiramente cidadãos, andando de bicicleta da maneira mais segura possível.

🤔Como escolher uma bicicleta para crianças corretamente?

👉O tamanho da bicicleta é muito relativo dependendo da estatura das crianças e não muito pela idade. Hoje em dia a maioria delas já começam a pedalar com a bicicleta "balance" que não tem pedais. Elas acabam pulando a etapa das rodinhas, pois com uns dois anos de idade elas já pegam o equilibro usando a bicicleta "balance". E com em média quatro anos, quando começarem a pedalar elas já terão adquirido equilíbrio, confiança e conhecimento em como reagir em casos de escorregões ou quedas.
Como o ciclismo pode ajudar na vida das crianças?
Primeiramente a bicicleta traz muitas amizades, eu pessoalmente aproveitei muito a minha infância por conta da bicicleta. Ela também traz muita diversão e a questão da atividade física que é muito importante para saúde das crianças.

🤔Que conselho você deixa aos pais que desejam que seus filhos comecem a andar de bicicleta?

👉Eu acho que os pais têm que deixar a criança criar o gosto pela bike naturalmente. Incentivando e ensinando da forma mais correta possível, sempre usando os acessórios e equipamentos corretos e como se comportar no trânsito. Ensinar que devemos respeitar e seguir os deveres do ciclista, tanto pedalando quanto no carro.

👉👉Depoimento dos pais, Claudemir e Viviane Bassani sobre a Laurinha das Divas do Pedal que tem 8 anos e é aluna da escolinha de MTB.

"Quando a Laura tinha 3 anos e meio ela já pedalava em uma bicicleta aro 20 sem rodinhas, pois sempre foi esforçada, independente e destemida. Mesmo depois do primeiro grande tombo ela não desistiu. Como sempre gostamos de bike isso foi uma forma de incentivo a ela, também regularmente tentamos ir onde for possível só de bicicleta. Com o tempo fomos ajustando a bike à sua estatura e comprando peças novas. A partir dos 5 anos ela já começou a nos acompanhar nos pedais. Hoje em dia ela consegue pedalar em média 40km e nos acompanha em pedais como o recente Pedal Solidários das Divas do Pedal, onde ela concluiu o pedal tranquilamente com muitas subidas íngremes. Nós começamos a pedalar com ela em média 10km, sempre perguntando como ela estava se sentindo, e gradativamente fomos aumentando a quilometragem. É importante pedalar ao lado deles para evitar quedas. Sempre cuidando e respeitando suas limitações enquanto crianças para que não se machuquem e percam o gosto pela bike. Hoje a Laura nos cobra para participar dos pedais e sair andar de bicicleta"

A escolinha é gratuita e sempre acontece um Sábado ao mês as 14:00 horas na ARSIPER, atrás do salão principal.

👉É obrigatório o uso de capacete.

A próxima aula acontecerá no dia 27/10. Para maiores informações falar com Herberth Sprotte no celular (47) 99660-4993

Para os pais que participarão do festival Sun Hunters Bike Land, podem levar seus filhos que ainda não e os que já pedalam participar gratuitamente da escolinha. Se ainda não se inscreveu acesse

👉www.sunhuntersbikeland.com👈

e garanta seu ingresso gratuitamente!