Projeto "RODINHAS NUNCA MAIS"

29/11/2018

         A sensação de liberdade proporcionada às crianças já nos seus primeiros anos de vida é um dos maiores motivos pelo qual a cada dia que passa mais os pais estão comprando bicicletas para seus filhos. Em um mundo onde a tecnologia toma conta das crianças, andar de bicicleta, por mais que seja até a esquina da própria casa, é uma forma de desconecta-los do mundo online e faze-los praticar um esporte que é uma ótima forma de diversão e atividade ao ar livre. Também melhora a autoconfiança, coordenação motora e desenvolvimento das crianças.
        Assim como para os adultos, o ciclismo também pode beneficiar as crianças. A bike ajuda no estímulo muscular e ósseo dos pequenos, além de aprenderem desde cedo a ter uma boa rotina de atividades físicas. Evitando excesso de peso, sedentarismo e problemas de saúde precoce. Os benefícios da bicicleta também influenciam no estimulo e desenvolvimento de processos cerebrais das crianças, promovendo melhor concentração e aprendizagem. Outro importante benefício é o equilíbrio, mas para isso as bicicletas não podem ter rodinhas.  



         As bikes sem rodinhas, trabalham e desenvolvem o equilíbrio estático e dinâmico das crianças. Um exemplo disso é o projeto "Rodinhas Nunca Mais" que tem por objetivo ensinar as crianças a andarem de bicicleta sem rodinhas de apoio, além de passar noções e regras de convivência no trânsito. Noções de trânsito são muito importantes, desde cedo, ajudam as crianças a desenvolverem o respeito com o próximo. O projeto estará no evento Sun Hunters Bike Land nos dias 26 e 27 de Janeiro que acontecerá na fazenda Evaristo em Rio Negrinho. O festival Sun Hunters Bike Land, tem como objetivo unir as tribos da bike, e é claro, as crianças não poderiam ficar de fora, por isso, a Federação Catarinense de Ciclismo, com patrocínio da TUPY S.A. levará ao festival o projeto que tem uma estrutura de "cidade miniatura" montada para as crianças pedalarem e aprenderem a obedecer à sinalização de trânsito em um ambiente simulado. O projeto existe há 5 anos na cidade de Joinville-SC, com o objetivo de oportunizar às famílias condições para ensinarem seus filhos a pedalar. O projeto ajuda no desenvolvimento do equilíbrio e conta também com a participação dos pais. 

           Crianças entre 1,5 a 10 anos de idade poderão participar do projeto.
João Carlos de Andrade, presidente da federação catarinense de ciclismo diz: "Atendemos cerca de 15.000 crianças ao longo destes 5 anos. Estamos trabalhando para cumprir nossa missão. Levaremos ao festival nossa estrutura de "cidade miniatura" para atividades com a escola de trânsito".
O festival Sun Hunters Bike Land será para unir as famílias, envolverá as crianças, jovens e adultos. Se ainda não fez sua inscrição, acesse o site e faça agora mesmo www.sunhuntersbikeland.com